Total de visualizações de página

Desenho - Seu Mimo

Homenagem ao Seu Mimo

        Manoel Alves Ribeiro, conhecido como Seu Mimo, nasceu em 1903 em Santa Catarina. Era operário eletricista e foi um dos últimos operários vivos a trabalhar na construção da Ponte Hercílio Luz. Passou sua vida lutando pelos direitos dos trabalhadores, foi militante do partido comunista desde a década de 30. Era autodidata, de uma inteligência impressionante. Seu Mimo enfrentou os períodos difíceis de ditadura militar brasileira, viajou para a Rússia e testemunhou a construção da sociedade socialista. Aos 86 anos escreveu ‘Caminho’, o depoimento de um combatente proletário. Faleceu aos 91 anos de idade, reafirmando a certeza na construção de uma sociedade comunista.
Manoel Alves Ribeiro, sem Mimo

Desenho - Manoel Alves Ribeiro
Lápis 6b em papel Canson A3


Desenho - Cirineu Martins Cardoso

Homenagem a Cirineu Martins Cardoso

Cirineu Martins Cardoso, catarinense, foi um grande militante comunista no período da ditadura militar brasileira. Exemplo de dirigente convicto e corajoso, organizou em Santa Catarina movimentos de massa, e de enfrentamento a ditadura militar. Foi preso e torturado.
Faleceu aos 41 anos de idade, de câncer (suspeita-se das "drogas da verdade" muito usadas para tortura pela polícia, onde se misturava elementos químicos diversos causando muitas vezes na vítima efeitos irreversíveis.)
Admirador e seguidor das idéias de Luiz Carlos Prestes, Cirineu Martins Cardoso deve ser um exemplo para a juventude brasileira.

Cirineu Martins Cardoso vive!


Desenho - Cirineu Martins
Lápis 6b em papel Canson A3


Por Cirineu Martins:
Sem os coloridos paradisíacos
os bairros e as esquinas do mundo
revelam as faces
da existência humana.
O testemunho da exploração
no quadrilátero disforme.
Sob retinas educadas das cidades
a vida rebenta
sem as características estéticas
dos manuais de consumo.
I
Dos esgotos
homens e ratos
farejam migalhas de sonhos
nas listas de sol e proteínas.
II
Das latas de lixo o POEMA da fome
remove palmo a palmo
as diferenças
entre homens e ratos.